O nível do Rio Grande subiu e alagou diversas ruas da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, entre segunda (28) e a madrugada desta terça-feira (29). Pela manhã, os moradores ainda encontraram estragos causados pela água na cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas, choveu cerca de 104,4mm. Em outros municípios da mesma região como Riachão das Neves e Barra também houve registro de ruas alagadas em decorrência das fortes chuvas.
Em Ibotirama, por exemplo, a força da água derrubau árvores. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região foi acionada para resgatar cerca de 50 pessoas nos bairros do Vale do Amanhecer e Calumbi.
Além do oeste, municípios de outras regiões da Bahia foram afetados pela chuva devido à alagamentos e algumas famílias precisaram sair de casa. Veja abaixo.
Sul e Extremo sul
[caption id="" align="aligncenter" width="808"] Cerca de quatro mil pessoas estão desalojadas após fortes chuvas no extremo sul da BA[/caption]Em Prado, 3.700 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Por causa das fortes chuvas, uma casa desabou e outras duas ficaram completamente destruídas.
No município de Itamaraju, as famílias ribeirinhas foram orientadas a sair de suas casas. Diversas ruas registraram alagamentos, além de muitas pessoas que ficaram desalojadas e perderam móveis, roupas e alimentos.
Cerca de 155 pessoas estão abrigadas na Escola Municipal José Anchieta, no bairro de Várzea alegre. Segundo a defesa civil do município, o nível do rio que banha a cidade chegou a atingir cinco metros.
[caption id="" align="aligncenter" width="820"] Famílias ficam em abrigos após fortes chuvas em Ibicaraí[/caption]
No município, a comunidade São Paulinho segue isolada por conta de diversos problemas nas estradas. Na BA-284, que liga as cidades de Itamaraju a Jucuruçu, houve rompimento do asfalto. Segundo a Secretaria de Manutenção do estado, algumas equipes estão no local e aguardam a melhoria das condições climáticas.
"Estamos monitorando o Rio há algumas dias. O rio baixou 19 centímetro de segunda pra terça, apesar disso, segue acima de 4 metros de profundidade", disse Vinicius Borges coordenador da defesa civil do município.
A situação é de alerta no município, a Defesa Civil realiza vistorias técnicas em localidades atingidas.
[caption id="" align="aligncenter" width="803"] Estradas ficaram destruídas após fortes chuvas no extremo sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia[/caption]Outras regiões do extremo sul estão sendo afetadas pela frente fria. Em Prado, além dos desalojados, ao menos cinco comunidades estão isoladas porque pontes que ligavam a Comuruxatiba, na BA-001, ficaram bloqueadas.
O centro olímpico do município foi disponibilizado para abrigar famílias de bairros que sofreram com alagamentos. Segundo a prefeitura do município, o nível da água baixou em alguns pontos da cidade.
[caption id="" align="aligncenter" width="808"] Cerca de 3,800 pessoas ficaram desabrigadas na cidade de Prado, no Sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia[/caption]As prefeituras das cidades organizaram comitês de emergência para recuperar as estradas comprometidas pelas enxurradas.
Na cidade de Ibicaraí, cerca de 70 famílias ficaram desabrigadas. Nesta terça-feira, apesar da previsão de chuvas isoladas, alguns moradores retornam aos poucos. A Defesa Civil do município faz um trabalho de prevenção ao retirar os moradores de suas casas.
Reservatório de Sobradinho
[caption id="" align="aligncenter" width="804"] Chesf anuncia aumento na vazão do reservatório de Sobradinho[/caption]Apesar dos estragos causados pela chuva, o volume de água foi positivo para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, no norte da Bahia. Isso porque houve aumento na vazão do Reservatório de Sobradinho, hoje, a vazão é de 1,600m³ por segundo, a expectativa é de que até sexta-feira sejam 2000m³ de água por segundo.
Apelo Urgente do Jornal 2JN - A QUEM POSSA!
O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?
Click em [give_form id="15469"]
Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos
por Redação 2JN - g1 ba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb