Wenceslau Guimarães promoveu nesta quinta-feira (16), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Campanha Faça Bonito 2024, em uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência e Promoção Social, CMDCA, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar.
A programação, que aconteceu na Quadra Poliesportiva Antônio Moreira, contou com palestras, apresentações culturais e a presença dos alunos da rede municipal de ensino.
O secretário da Promoção Social, Marivaldo Sales, lembrou que o trabalho de proteção às crianças e adolescentes segue durante todo o ano. “A Promoção Social, CMDCA, CREAS e Conselho Tutelar atuam anualmente desenvolvendo esse trabalho nas escolas, nas comunidades. São essas equipes que trabalham na garantia do direito da criança e do adolescente, junto com toda a rede de garantias de direitos”, disse.
A advogada do CREAS, Joseane Soares, alertou para o atraso em que se encontra o país na defesa dos direitos das crianças e adolescentes: “A gente sabe que exploração de criança e adolescente não começou agora. A gente sabe que abuso e exploração acontecem desde que o mundo é mundo. Acontece no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá, acontece em todos os lugares. O nosso país, infelizmente, é um atraso em relação ao combate ao abuso e a exploração”, afirmou.
O prefeito Carlos Alberto Liotério “Kaká”, incentivou a plateia presente a denunciar os casos de abusos contra crianças e adolescentes, afirmando que isso é um direito deles e um dever do poder público. “Esse momento de hoje aqui é só para chamar atenção de vocês. É um dever nosso denunciar! Não tenham medo. Qualquer tentativa de abuso contra vocês, vocês têm que procurar as autoridades competentes para denunciar e o poder público tem a obrigação e o dever de dar uma resposta para vocês, através das secretarias que passam as denúncias ao Ministério Público, ao Poder Judiciário para que, de fato, vocês consigam ter garantidos todos os direitos de vocês”, disse o prefeito Kaká.
A luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, em Wenceslau Guimarães, segue durante todo o ano com ações promovidas nas escolas e nas comunidades, com o objetivo de garantir uma atuação eficaz de toda a rede de proteção.
Fonte: Ascom