A ação ocorreu na cidade de Caetité, sudoeste baiano nesta quarta (16).
Uma ação da equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco resgatou 65 aves silvestres na cidade de Caetité, sudoeste baiano. Os animais foram encontrados em um cativeiro ilegal, com diversos tipos de aves, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
A ação, conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a ONG Animalia, também incluiu a apuração de denúncias e atividades de sensibilização ambiental na região.
- 14 Azulões
- 7 Periquitos-da-caatinga
- 3 Pássaro-preto
- 1 Corrupião
- 3 Tico-tico-rei-cinza
- 6 Cardeais
- 1 Maracanã verdadeira
- 1 Periquitão-maracanã
- 11 Trinca-ferro
- 1 Bico-de-pimenta
- 6 Canário-da-terra
- 2 Golinhos
- 1 Bigodinho
- 5 Baianos
- 1 Papa-capim
- 1 Sabiá-poca
- 1 Sabiá-laranjeira
Os animais resgatados foram levados para triagem em Guanambi, sede da operação da FPI na região, onde veterinários da equipe de fauna realizam uma avaliação detalhada. Vanessa Santana, representante da ONG Animalia, explicou que, ao chegarem à base de operações, os animais passam por exames para determinar se estão aptos para serem devolvidos à natureza.
A FPI também busca mobilizar a população na luta contra atividades ilegais que ameaçam o meio ambiente, incentivando a denúncia e a entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro, sem penalidades. As entregas podem ser realizadas nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema ou pelo Disque Resgate – (71) 99661-3998. Para aqueles que preferem manter anonimato, denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia do Inema – 08000 71 1400 – ou pelo e-mail:
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil