A prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (20), por causa das fortes chuvas que atingem o município desde terça (19). A decisão foi tomada em uma reunião emergencial realizada por gestores de diversos órgãos. Esta é a segunda vez em 2023 que a medida é adotada na cidade conhecida como "princesa do sul", que tem histórico de perdas em períodos chuvosos.
No início dessa semana, a Defesa Civil de Ilhéus já havia emitido um alerta de chuvas fortes. De acordo com apurações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, choveu cerca de 190 milímetros na cidade, entre terça e esta quarta-feira. A partir de 30 milímetros, a chuva já é considerada forte por especialistas e a média histórica para o mês de dezembro é de 168 milímetros.
Segundo a Defesa Civil de Ilhéus, as chuvas causaram alagamentos em vários pontos e 65 ocorrências foram registradas nas últimas 24 horas, nenhuma delas com gravidade. Foram quedas de árvores e postes, além de deslizamentos de terra.
A gestão municipal informou que mantém equipes para acompanhar os transtornos na cidade e não descarta montar abrigos em áreas com maior ocorrências.
Ruas ficaram alagadas em Ilhéus nesta quarta-feira (20) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A orientação geral é para que moradores evitem áreas de risco e observem desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. A Defesa Civil de Ilhéus pode ser acionada através do telefone (73) 97400-7521.
Conforme a prefeitura, as equipes do órgão, assim como bombeiros civis e assistentes sociais, estão disponíveis para ocorrências e os pontos críticos têm passado por limpeza com patrulha mecânica.
LEIA TAMBÉM
⚠️ Estragos em outras cidades do sul
🌧️ Em Itabuna, comerciantes estão entre os mais prejudicados pelas chuvas. A estrutura que cobre a Feira do São Caetano, por exemplo, cedeu e 15 barracas precisaram ser interditadas. Imagens mostram ainda pessoas com água no joelho em alguns bairros.
🌧️ Em Camamu, choveu mais de 90 milímetros só na noite de terça, segundo a prefeitura da cidade. Com o temporal, árvores caíram e estruturas de imóveis e embarcações ficaram danificadas.
🌧️ A Defesa Civil de Canavieiras também relatou quedas de árvores. O acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva fez o portal na entrada da cidade desabar e diversas áreas ficaram alagadas.
🌧️ Em Eunápolis, no extremo sul, cinco casas que ficam às margens de um córrego na comunidade da Tangerina foram inundadas pela chuva. A parede de um dos imóveis cedeu e, por consequência, a estrutura foi condenada.
🌧️ Em Porto Seguro, moradores e turistas se assustaram com as fortes rajadas de vento, que chegaram a arrancar a cobertura de uma cabana. Árvores também caíram e um muro desabou na cidade.
🌧️ Mais chuva na Bahia
🌧️ Em Vitória da Conquista, no sudoeste, um carro foi arrastado pela enxurrada e o motorista precisou de ajuda de bombeiros para ser resgatado. Ele não teve ferimentos. Até o início desta noite, o município tinha registrado 64 milímetros de chuva, e muitos alagamentos.
🌧️ Em Feira de Santana , a cerca de 100 km de Salvador, moradores ficaram ilhados em bairros como Campo Limpo e Baraúnas, carros caíram em buracos e uma árvore caiu em cima de uma van, durante a tarde. Apesar das ocorrências, não há registro de feridos.
Motoristas promoveram um "buzinaço" no cruzamento entre a Avenida Presidente Dutra e a Avenida Maria Quitéria. A confusão se deu por causa do semáforo que parou de funcionar, o que causou longo congestionamento em duas das mais importantes vias da segunda maior cidade da Bahia.
Com esses problemas, a prefeitura municipal suspendeu a programação natalina prevista para esta noite. Assim, o show da cantora Márcia Porto, que teria como convidado Roberto Kuelho, será reagendado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A princípio, a programação da festa para quinta (21) e sexta (22) foi mantida.
🌧️ Em Alagoinhas, chove forte desde terça, com direito a tempestade de raios, como registrado em vídeos feitos por moradores.
🌧️ O cenário de chuvas e ventos fortes foi semelhante em outras cidades da região, como Riachão do Jacuípe e Irará, onde casas foram destelhadas.
🌧️ Em Conceição do Coité, também teve muita chuva, porém, na zona rural, os moradores comemoram a mudança no tempo, porque as pastagens e plantações estavam totalmente secas.
por Redação 2JN - g1ba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb